MONTADORAS JAPONESAS CRESCEM EM MEIO A CRISE - A10 Condomínios

MONTADORAS JAPONESAS CRESCEM EM MEIO A CRISE


Olhar os números do mercado automotivo brasileiro nos primeiros cinco meses de 2015 é como encarar uma tempestade perfeita. Queda de 20% nas vendas, redução de 18% na produção, 14 mil empregos a menos. Esse é o pior quadro desde 2005, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, dentro desse furacão, alguns são mais afetados do que outros. Enquanto a Ford registrou queda de 4% nas vendas, outros gigantes do mercado nacional - GM, Volkswagen e Fiat - tiveram retrações superiores a 25%. Pior ainda foi o desempenho do grupo PSA, dono das marcas Peugeot, Citröen e DS.
Há, porém, que esteja navegando na direção contrária do mercado. Esse é o caso de algumas montadoras asiáticas. As japonesas Toyota (+7%), Nissan (+11%) e Honda (+16%) tiveram aumento em suas vendas na comparação com 2014, enquanto a coreana Hyundai teve queda de 5%. A nota destoante nesse grupo fica por conta da Mitsubishi, com queda de 25%. Afinal, qual o segredo das japonesas? Não há uma resposta para essa questão, mas um conjunto de fatores. Confira os principais:

CONCESSIONÁRIAS
Segundo analistas, um fator importante que joga a favor das japonesas é a rede de concessionárias. De acordo com a consultoria MA8, Honda e Toyota têm vendas mensais por lojas em torno de 90 e 110 veículos, respectivamente. Na Ford, esse patamar está em torno dos 50. “As grandes montadoras trabalham com as concessionárias como se servissem foie gras: entopem de comida o bicho até que ele morre”, diz Orlando Merluzzi, CEO da consultoria MA8. “Por outro lado, as asiáticas vendem carro como se fosse um prato leve, como o sushi”. Com a obrigação de vender um volume elevado de veículos em tempos de mercado retraído, a solução das grandes é apelar para feirões e promoções de vários tipos, que acabam afetando a rentabilidade.

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