Horta comunitária - A10 Condomínios

Horta comunitária


Crianças cultivam horta comunitária de 500 m² em condomínio de SC

Apesar de viverem em um condomínio com duas pistas de boliche, cinemas e rampas de skate, algumas crianças preferem gastar o tempo no meio da terra.

Toda quinta-feira, a partir das 9h30, cerca de 30 meninos e meninas que moram na cidade de Itajaí (SC) descem de seus apartamentos para cuidar de uma horta comunitária com mais de 20 vegetais, dez temperos e 12 frutas.

A plantação fica em um espaço de aproximadamente 500 metros quadrados, dentro do conjunto habitacional Brava Home Resort, e tem a supervisão de um jardineiro.


Cada criança -de no mínimo dois anos de idade– coloca seu nome nas hortaliças que plantou. Depois, elas retiram os alimentos da terra e têm duas opções: ou temperam ali mesmo, na cozinha próxima à horta, e comem na hora, ou levam os alimentos para casa.

Isso não quer dizer que só elas cuidem ou usem o espaço. Normalmente, os pequenos contam com a ajuda dos pais ou avós, mas os alimentos podem ser colhidos e cultivados por todos os moradores.

Entre os produtos estão alface, nabo, beterraba e brócolis. Entre os temperos, salsinha, manjericão e alecrim. Já as árvores foram plantadas adultas, mas as crianças podem colher do pé frutas como limão, jabuticaba e pitanga (veja dicas para plantar em casa).

HORTAS PÚBLICAS

As hortas comunitárias não existem apenas em espaços privados, apesar de alguns agrônomos afirmarem que o solo pode estar contaminado em alguns locais públicos.

Em São Paulo, o movimento Muda-SP (Movimento Urbano de Agroecologia) mapeou algumas das plantações coletivas que existem pela cidade.

O grupo "Hortelões Urbanos" também disponibiliza uma lista colaborativa no Facebook sobre onde encontrar hortas do tipo pelo país.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Dc53f8bfe27eee697df14b99d0f03371

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.