A importância da limpeza em elevadores - A10 Condomínios

A importância da limpeza em elevadores


Ambientes limpos são importantes para o bem-estar comum de moradores em edifícios e condomínios. A colaboração do usuário é essencial para manter o elevador limpo e agradável durante as viagens, seja por questões de higiene ou de estética, já que o equipamento transporta condôminos e visitantes.
Os profissionais de condomínios têm grande responsabilidade sobre a manutenção e devem ficar atentos aos cuidados a serem tomados ao realizarem a limpeza do elevador.

“Os profissionais devem seguir as orientações do fabricante e que periodicamente são emitidas em boletins ao realizarem a limpeza do elevador. Essas dicas ensinam também sobre a conservação do equipamento”, explica André Faé Vjekoslav, analista técnico da equipe de Apoio e Regulagem da Elevadores Atlas Schindler.

Utilizando as orientações abaixo, é possível manter o ambiente limpo e o equipamento conservado.

- Os cuidados que o usuário deve ter:

Evite comer dentro do elevador.
Não jogue lixo ou deixe cair objetos no poço do elevador.
Evite colocar as mãos nos espelhos.
Tenha cuidado ao transportar recipientes com líquidos, como garrafões de água, que podem estourar e danificar peças importantes.
Não deixe cair objetos nas soleiras de cabinas ou pavimento, pois podem prejudicar o fechamento das portas ou, até mesmo, provocar a paralisação do equipamento.

- Os cuidados do condomínio:

Luminária: utilize pano levemente umedecido com água e sabão neutro.
Vidro e espelho: limpe com produtos específicos para vidros disponíveis no mercado. Em seguida, passe um pano seco e macio.
Botões e indicadores: o mais correto é procurar o responsável pela manutenção para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para não danificar nenhum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano seco. Tome cuidado também com as partes elétricas.
Aço inoxidável: limpe com sabão neutro diluído em água morna. Passe o
pano levemente úmido e, logo após, o pano seco. Para painéis em aço escovado, passe o pano no sentido da escovação.
Não use saponáceos, ou esponjas de aço durante a limpeza nem raspe a superfície com lâminas.
Pedras e ladrilhos: limpe com pano umedecido com água e sabão neutro.
Soleiras: utilize o aspirador para retirar resíduos existentes nas canaletas.

Não utilize produtos à base de cloro, ácidos, produtos químicos para piscinas, água sanitária, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares, pois podem danificar o equipamento.

43acffd191d28061e49f96e8a21239bf

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.