Quanto custa o condomínio? - A10 Condomínios

Quanto custa o condomínio?


A taxa de condomínio é um gasto que pesa no orçamento pessoal. Mesmo assim, nem sempre os valores incluídos na conta são questionados ou sequer compreendidos. Uma das melhores referências sobre os custos médios de condomínio, o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (Ipevecon), acaba de ser atualizado e agora enquadra mais apartamentos de dois dormitórios na análise e menos imóveis de quatro dormitórios. O resultado mostra que o valor médio pago pelo condomínio em São Paulo no mês de junho foi de 781 reais.

Para a atualização da base de dados do Ipevecon foram usados dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) e agora o índice da Aabic, associação que representa os administradores de condomínios, passa a retratar as taxas condominiais de forma mais realista. Os dados passam a abranger os tipos de imóveis mais comuns em São Paulo e são resultado de uma pesquisa a 23.605 apartamentos.

Por conta da nova medição, com mais imóveis de dois quartos, o índice apresentou uma queda de -3,72% dos custos condominiais de maio a junho e a variação acumulada dos últimos doze meses também sofreu impacto, apresentando redução de -1,63% entre as médias de junho de 2012 e junho de 2011

E, na tabela apresentada na próxima página, é possível observar quais são os valores médios dos gastos envolvidos na administração de um condomínio também na cidade de São Paulo no mês de junho.

Ainda que a pesquisa aborde apenas uma cidade, independentemente da região, os dados podem mostrar qual é a divisão média de gastos de um condomínio, quais são estes custos e como eles variam conforme o tamanho do apartamento.

C0e324244b25a806ade08b0a44468dc4

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.