Brasil precisa de comprometimento para recuperar nota - A10 Condomínios

Brasil precisa de comprometimento para recuperar nota


O Brasil precisa mostrar sólido e consistente comprometimento para reverter a sua situação e voltar a ter grau de investimento, apontaram nesta quinta-feira (10) analistas da Standard & Poor's, agência que, na véspera, rebaixou o país a grau especulativo. Isso significa a combinação de melhora do ambiente político e medidas para que a economia volte a crescer.
Na quarta-feira, a nota do Brasil foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. O rebaixamento do rating para a categoria "especulativa" acontece menos de 50 dias após a agência ter mudado a perspectiva para negativa.

Em comunicado divulgado na véspera, a agência apontou que a perspectiva negativa poderia ser alterada para estável. Em conferência com a imprensa nesta quinta, os analistas afirmaram que a reversão da deterioração e volta da confiança serão avaliadas para que eles possam voltar a nota do país para estável.
Segundo a agência, para reverter a nota, o ministro da Fazenda deve conseguir implementar as medidas do ajuste fiscal que ele pretende e reverter o déficit primário do Orçamento. Para a S&P, os objetivos mudaram muito ao longo do tempo, o que complicou a situação do país.
A agência afirmou que entende que o governo está preparando medidas para melhorar a situação econômica do país, mas eles ainda veem os riscos referentes à instabilidade política no Congresso e à deterioração da economia. “Os riscos estão em cima da mesa”, disseram.
Nova queda?
Questionados se o grau pode cair até o final do ano novamente, os analistas reconheceram a agência se moveu rapidamente de julho, quando houve uma avaliação, até esta quarta-feira, mas que uma grande decisão já foi tomada, se referindo ao rebaixamento do país para grau especulativo. Mas eles precisam avaliar as decisões estruturais importantes que serão tomadas para avaliar novamente a situação do país.
Não há data para uma nova revisão da nota de risco do Brasil.
Investigação da corrupção
Para tomar a decisão sobre a nota de risco, a S&P afirma que toda a situação do país é avaliada, e não apenas o governo.

A agência ressaltou que considera que o Brasil tem uma sólida política institucional e a investigação da corrupção é um exemplo disso, apesar de o ambiente político estar mais desafiador. E salientou que o ministro da Fazenda tem tentado de todas as formas implementar medidas que reduzam os gastos.

Segundo a Standard & Poor’s, podem ser implementadas medidas temporárias ou estruturais, mas a combinação das decisões políticas e econômicas é que está sendo avaliada. E quanto mais cedo forem implementadas, melhor.
Petrobras
Em relação à Petrobras, as denúncias de corrupção que causaram enormes prejuízos à estatal ainda podem fazer a agência reavaliar a nota da companhia. A agência destacou que é preciso um extraordinário suporte do governo para que a nota da empresa não caia para grau especulativo. A Petrobras está com a nota 'BBB-' na S&P, mas com perspectiva negativa desde março.
Rebaixamento
Em seu comunicado, a agência chama a atenção para a deterioração fiscal e a falta de coesão da equipe ministerial, como causas da decisão de rebaixar a nota.
"Os desafios políticos que o Brasil enfrenta continuam a pesar na capacidade do governo e vontade de submeter ao Orçamento de 2016 ao Congresso consistente com a política de ajuste fiscal assinalada durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff”, destaca a S&P.
Segundo a agência, a proposta do Orçamento do governo para 2016 com um déficit R$ 30,5 bilhões, ou o equivalente a 0,3% do PIB em vez dos 0,7% previstos em julho, "reflete um desacordo com a composição e magnifude das medidas necessárias para reequilibrar as contas públicas".
"Acreditamos que a situaçao de crédito do Brasil enfraqueceu desde 28 de julho, quando a perspectiva do Brasil foi revisada para "negativa". No momento, concluímos que houve um aumento elevado do risco para a política de correção fiscal em andamento, principalmente decorrendo da dinâmica fluída no Congresso, associada aos efeitos das investigações de corrupção da estatal Petrobras. Nós temos agora menos convicção na política fiscal", destaca a SP&P.
No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um "certificado de segurança" que as agências de classificação dão a países que elas consideram com baixo risco de calotes a investidores.

B3f7e64e62721908f462bbd955d6af09

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.