Condomínio:bom senso é essencial para convivência harmoniosa - A10 Condomínios

Condomínio:bom senso é essencial para convivência harmoniosa


Viver é relacionar-se com o outro, sempre. Estamos constantemente pedindo, querendo, procurando, compartilhando. Daí que a convivência entre gente que não pensa igual deve se pautar pelo respeito ao outro, já que é inescapável viver em sociedade. Por isso as regras, as leis e a necessidade de bom senso e cortesia. Tudo isso já foi dito, claro. Mas aí você esbarra naquele cocô de cachorro numa via do condomínio ou no embrulho de sorvete largado próximo ao lixo. E pensa se não será preciso dizer mais uma vez.
"A questão é que algumas pessoas costumam achar que são as donas do lugar, quando na verdade o lugar é de todos", acredita a administradora Mônica Cristina Ribeiro. Ela tem uma perspectiva especial da questão porque, além de morar há oito anos no Condomínio Solaris, em Salvador, desde o início do ano passado ela trabalha como administradora do lugar. "O que eu costumo fazer, junto com o síndico e com o conselho de moradores é estabelecer muita comunicação", conta Mônica.
Intermediar conflitos
Além de cartazes e da conversa diária com os moradores das 99 unidades, eles também usam muito e-mail para lembrar o que pode e o que não pode. "Aqui o grande motivo de conflitos são os cães que escapam das casas e fazem suas necessidades em jardins e outras áreas comuns", diz.
Mas animais de estimação não são os únicos causadores de discórdia. Há o copo de vidro na piscina, o aparelho ensopado de suor na academia, a porta do elevador aberta até que alguém ache uma chave. E há a vaga na garagem. "Ordenar a convivência é sempre importante. As regras da convenção do condomínio são essenciais. É preciso estabelecê-las e fazer com que se efetivem", avalia Kelsor Fernandes, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-BA).
Educação e leis
Para ele, a constante educação para a convivência é importante, tanto que a entidade tem uma cartilha gratuita voltada só para o tema, "mas às vezes é preciso pulso, é preciso usar a lei para aqueles que não aceitam ter que cumprir o que todos cumprem". E aí já viu, né? É aquele dramão de advertências, multas, tribunais. melhor não. Melhor abaixar o som. Mas nem só de regras dramáticas vive a ordem. Há também aquelas decisões que são mais íntimas e igualmente importantes, como dar bom dia ao porteiro, por exemplo.
Um condomínio unido e cortês é inclusive um lugar mais seguro. "Se 90% da população do local estiver seguindo os procedimentos de segurança que foram determinados, é difícil para o bandido invadir, mesmo com uma informação passada de dentro, comenta Nelson Toledo, especialista do Grupo GR, que trabalha na área de segurança em condomínios.

5ae5e5ec8ff9d1d9cb83eb0d62a640a2

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.