Dinheiro arrecadado na Feijoada Amigo Solidário é doado - A10 Condomínios

Dinheiro arrecadado na Feijoada Amigo Solidário é doado


O Instituto Dagaz, no bairro Santo Agostinho, e o Lar Espírita Irmã Zilá, no Belmonte, foram contempladas com o dinheiro arrecadado na 5ª edição da Feijoada Amigo Solidário da CDL Jovem-VR. Os diretores da instituição estiveram, esta semana, na sede das entidades onde fizeram a entrega dos cheques. Na oportunidade, o grupo conheceu melhor o trabalho realizado pelas entidades.

A verba será usada para melhorias na estrutura das duas entidades, que recebem crianças e adolescentes diariamente para a prática de atividades educacionais, culturais e esportivas. O presidente da CDL Jovem, Leonardo Costa de Almeida, ressaltou a importância da ação. Lembrou que a Feijoada Amigo Solidário é a campanha mais importante promovida pela CDL Jovem de Volta Redonda. Diz saber que as entidades escolhidas desenvolvem um trabalho nobre e sério voltado para a comunidade carente da cidade e a demanda de cada uma delas é muito grande. “Por isso, qualquer ajuda é de grande valia. Nos sentimos orgulhosos em ajudar de alguma forma”, declarou.

Segundo informou o diretor do Lar Espírita Irmã Zilá, Flavio Itaborahy, mesmo frequentemente recebendo ajuda de empresas da região, a entidade necessita das doações, já que no local são oferecidas quatro refeições por dia aos alunos da creche. Além disso, segundo ele, têm os gastos com a manutenção e pagamento dos 20 funcionários que a casa mantém, entre cozinheiros, nutricionistas, psicólogos, professores e auxiliares de serviços gerais.

Os cursos de logística e mercado de varejo, financiados pelo Coletivo Coca Cola também acontecem no Irmã Zilá. “Tudo o que conseguimos construir até hoje foi com a ajuda de nossos parceiros. Ao longo desses 20 anos de instituição tivemos a sorte de encontrar pessoas que deram credibilidade à instituição e assim fomos crescendo”, descreveu, ressaltando que, com dinheiro, com doação de material ou com o próprio trabalho voluntário, qualquer ajuda será sempre bem vinda.

O projeto Irmã Zilá, que começou oferecendo sopas às pessoas carentes do bairro Belmonte há 32 anos, funciona há 20 anos em sua própria sede, e hoje dispõe de três blocos, um auditório, uma quadra e uma padaria comunitária, sendo um dos centros filantrópicos mais tradicionais de Volta Redonda. São 200 crianças beneficiadas, entre os alunos da creche, de zero a quatro anos de idade, e as crianças até 13 anos, que praticam atividades extra-turno no local. Vale lembrar que a entidade está construindo uma Escola de Ensino Fundamental, que deverá começar a funcionar ainda em 2016. Os trâmites burocráticos de regularização com a Secretaria de Educação estão acontecendo paralelamente à obra.

A diretora do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, agradeceu à CDL Jovem, ressaltando a importância da participação de empresários da região em projetos sociais. “Agradecemos pela atitude da CDL Jovem, não só pelo dinheiro. Nós do terceiro setor, precisamos sempre da colaboração de todos. O entendimento, a percepção do empresário que enxerga que pode ajudar é o que tem mais valor para nós. Acabamos fazendo uma rede de pessoas que estão interessadas em trazer cultura e educação para as crianças”, disse

O Instituto Dagaz conta com mais de 800 que praticam atividades como balé, capoeira, rugby, teatro, circo, artesanato, inglês, informática, violão, futebol. Os cursos de logística e mercado de varejo especializam 220 para o mercado de trabalho anualmente. O Cinestesia Cine Clube leva aos alunos da rede pública de educação da região filmes com uma temática educativa, que propõem um debate logo após a exibição. A Bienal do Livro, que aconteceu pela segunda vez este ano, está se desenvolvendo e expandindo a cada edição. O projeto Dagaz, idealizado pelas irmãs produtoras culturais Márcia e Marinez Fernandes, funciona há cinco anos na associação de moradores do complexo Santo Agostinho. O Condomínio Cultural se tornou referência em projeto social em todo o estado do Rio de Janeiro.

8410a61daf9d5e047566a7bfeb24ad57

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.