Amigo do idoso - A10 Condomínios

Amigo do idoso


Programa “Porteiro Amigo do Idoso” abre inscrições para nova turma em Ribeirão Preto

Criado pelo Grupo Bradesco Seguros, o programa Porteiro Amigo do Idoso – que visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer-lhes soluções e cuidados adequados às suas necessidades – está com inscrições abertas em Ribeirão Preto.

Entre agosto e outubro, serão ofertadas 75 vagas gratuitas para três turmas e porteiros interessados já podem se inscrever. O requerimento de matrícula e a ficha de encaminhamento devem ser retirados no Sindicato de Turismo e Hospitalidade (Sindtur), localizado na rua José Leal, 1340, Alto da Boa Vista. Para participar, é necessária a autorização do síndico do condomínio. Mais informações pelo telefone (16) 3607-6865.

Metodologia do treinamento

A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac Rio de Janeiro e aplicada pelo Senac Ribeirão Preto, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações que a idade pode trazer e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Para Juliano Calderero, gerente do Senac Ribeirão Preto, a ação vai além da capacitação.

“Os porteiros zelam pelo bom andamento da rotina do prédio e pelo conforto dos moradores, então eles precisam entender e refletir sobre o ‘ser idoso’. Após a capacitação, os participantes serão multiplicadores de boas práticas com a população idosa e estarão aptos a sugerir melhorias nos prédios em que trabalham”, diz.

O objetivo é capacitar o porteiro – apontado como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com cidadãos da terceira idade de 32 países – a atuar de forma preventiva e proativa na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva.

Serviço: Programa Porteiro Amigo do Idoso – Ribeirão Preto


1ª Turma

Data: terça, quarta e quinta-feira, de 18 a 20 de agosto

Período: das 13h às 17h



2ª Turma

Data: terça, quarta e quinta-feira, de 22 a 24 de setembro

Período: das 13h às 17h



3ª Turma

Data: terça, quarta e quinta-feira, de 20 a 22 de outubro

Período: das 13h às 17h



Local: Sindtur

Endereço: Rua José Leal, 1340, Alto da Boa Vista

Telefone: (16) 3607-6865

Fonte: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/

284477c3ddbdef578dcf18a7c45c65d9

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.