Tecnologia usada em vários países para construção engatinha no Brasil - A10 Condomínios

Tecnologia usada em vários países para construção engatinha no Brasil


Quem sonha com a casa própria ganhou mais opções na hora de decidir como será feito seu lar. Novas tecnologias disponíveis, já aprovados no exterior, reduzem em até 50% o prazo de entrega das obras. Mesmo com muita desconfiança do consumidor, sistemas como “wood frame”, à base de madeira, e o “steel frame”, com a estrutura de aço, se tornam realidade na construção civil.

Para técnicos da área, os modelos que substituem tijolos por placas de madeira ou aço devem ganhar mais espaço nos próximos anos. “Desde 2010, diversos interessados em inovar a área e iniciar o processo de implantação de casas construídas com estrutura de madeira criaram a Comissão Casa Inteligente.

Impulso

O trabalho da Comissão visa a avançar na questões técnicas, políticas e culturais, para difundir os benefícios que este modelo trará”, explica o coordenador da comissão, Euclésio Finatti.

Para ele, após casas com painéis de madeira serem liberadas pelo Ministério das Cidades em 2013 para programas como o Minha Casa Minha Vida, o novo sistema tende a ser produzido em grande escala.

O custo ainda é muito próximo das casas de alvenaria, porém Euclésio acredita que tende a diminuir. “Com quase dois anos, já temos cerca de mil casas no estado. Agora, nosso esforço passa a ser normatizar os procedimentos deste tipo de construção”, afirma.

Para o diretor técnico da Cohab, João Carlos Vianna, a produção em larga escala ajudaria a combater a falta de moradias, que atinge principalmente famílias com renda de até três salários mínimos.

781743bfc99b229859efbdebdf311b67

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A10 ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS.